PROJETO SIAC


O QUE É


Projeto de sensibilização e apoio as Pequenas e Médias Empresas (PME) da região de Lisboa na adoção de práticas sustentáveis, tornando-as cada vez mais qualificadas e preparadas para os desafios globais.

O projeto prevê um conjunto de atividades inovadoras que permite às PME evoluir no seu nível de conhecimento e na sua capacidade de resposta às regulamentações europeias.


A QUEM SE DESTINA


O projeto destina-se às Pequenas e Médias Empresas (PME) da região de Lisboa, especialmente às que integram as fileiras estratégicas definidas na EREI Lisboa e que procuram reforçar a sua competitividade externa.

É dirigido a PME que pretendem:

  • Adotar práticas sustentáveis nos pilares Ambiental, Social e de Governança (ESG);
  • Alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Reforçar as suas competências e preparar-se para os desafios da internacionalização;
  • Melhorar o seu nível de resposta às exigências da Diretiva CSRD e às crescentes pressões dos mercados e entidades financiadoras;
  • Beneficiar de informação, ferramentas e programas de capacitação que apoiem o processo de transição sustentável.

As atividades do projeto são disponibilizadas de forma livre e universal, permitindo que as empresas da região acompanhem a evolução das boas práticas ESG e incorporem conhecimentos que gerem efeitos positivos nas respetivas cadeias de valor.


QUAIS OS OBJETIVOS


O projeto tem como objetivo sensibilizar e capacitar as PME da região de Lisboa para a adoção de práticas sustentáveis, promovendo a integração dos princípios ESG nos seus modelos de gestão, reforçar a resiliência, a competitividade e a preparação das empresas para os desafios os desafios globais, respondendo às crescentes exigências das entidades financiadoras, dos mercados internacionais e das políticas europeias de sustentabilidade.


QUAIS AS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DAS PME?


Que sejam Pequenas e Médias Empresas da região de Lisboa.

O projeto visa promover a qualificação do tecido empresarial tendo como elemento catalisador a adoção de práticas de sustentabilidade nos pilares Ambiental, Social e Governança (ESG), em completo alinhamento com a RIS 3 Lisboa.


QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA AS PME?


  • Acesso a ferramentas e capacitação
  • Melhor preparação para a atração de investimento a nível nacional e internacional.
  • Facilitação do acesso e otimização do posicionamento perante o mercado financeiro, através do reforço da transparência, da governança e do desempenho sustentável.
  • Reforço da competitividade e preparação para a internacionalização.
  •  Aumento da resiliência e da capacidade de resposta aos desafios globais.
  • Prevenção de custos futuros decorrentes de não conformidades regulatórias.