Fullback Sports fecha 2025 com meio milhão de euros captados para clubes de todo o país

A Fullback Sports, empresa associada da AIP, desenvolveu ao longo de 2025 um conjunto alargado de projetos nas áreas do investimento, sustentabilidade, inovação tecnológica e capacitação no setor desportivo, com impacto em diferentes regiões do país e projeção europeia, tendo sido também responsável pela captação de financiamento para vários clubes desportivos de norte a sul de Portugal, num montante global de meio milhão de euros.


No âmbito do investimento e imobiliário desportivo, a empresa implementou um serviço pioneiro em Portugal dedicado à angariação de investidores para o desenvolvimento de três projetos de criação de novas instalações desportivas. Em paralelo, foi responsável pela captação de financiamento para vários clubes desportivos de norte a sul do país, num montante global de meio milhão de euros.


A sustentabilidade assumiu um eixo estratégico central, com a implementação do Projeto Green Sport, alinhado com o Green Sport Manifesto da iniciativa SHARE 2.0 da Comissão Europeia, posicionando a Fullback Sports na linha da frente das práticas sustentáveis aplicadas às instalações desportivas. Ainda nesta área, foi lançado o Projeto Arena Solar, uma solução inovadora que permite reduzir até 40% da fatura de eletricidade de equipamentos desportivos, sem necessidade de investimento inicial.


No domínio da eficiência energética, foi concluído um projeto para melhorar o desempenho energético das piscinas do Município de Penacova, estando a intervenção enquadrada em modelos de financiamento disponíveis.


A formação de recursos humanos foi outro dos pilares da atividade, com destaque para o projeto de Formação de Dirigentes Desportivos, desenvolvido em colaboração com o Município de Vila Franca de Xira. A iniciativa contou com mais de 52 ações de formação, envolvendo mais de 500 formandos e ultrapassando as 350 horas de formação.


Ao nível da regulação, a Fullback Sports elaborou vários regulamentos públicos de instalações desportivas, assegurando o cumprimento da Portaria n.º 454 em diversos equipamentos.


A inovação tecnológica marcou também o ano com o desenvolvimento do projeto da primeira Smart Sport City em Portugal, que integra tecnologia para monitorizar e recompensar a atividade física da população, promovendo a prática desportiva e estilos de vida ativos.

A empresa prestou ainda serviços regulares de consultoria e assessoria a vários municípios, apoiando o desenvolvimento de projetos com inovação, rigor técnico e impacto social. No plano internacional, participou em webinars e ações europeias enquanto membro da comunidade de prática de inovação da iniciativa SHARE 2.0 da Comissão Europeia.


No campo dos eventos, a Fullback Sports coorganizou a 18.ª Gala do Desporto do Alentejo Central, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, iniciativa que distinguiu mais de 250 atletas dos 14 concelhos da sub-região. A nível europeu, participou como oradora convidada numa conferência dedicada aos “Contextos inovadores para promover a participação desportiva”, que reuniu entidades como a Swiss Sports Association, a European Association of Sport Employers e a Universidade Europeia.